top of page

O deinonico (Deinonychus antirrhopus, do grego "garra terrível") foi um dinossauro bípede e carnívoro pertencente à família dos dromeossauros, que viveu no início do período Cretáceo. Este dinossauro foi descoberto em 1964, era um predador de cerca de 2,5-3,5 metros de comprimento e pesava cerca de 50-70 quilogramas.

O nome deinonico, como visto anteriormente, vem do grego Deinonychus (que significa "garra terrível"), essa denominação se deve a uma garra específica, situada em seus pés, que era curvada tal como uma foice e media cerca de 12,5 centímetros de comprimento.

Sua cauda rígida servia para equilibrar o corpo, enquanto corria em zigue-zague em alta velocidade.Com sua visão aguçada, podia ver à longa distância.

Há evidências de que este animal caçava em bandos, atacando os filhotes e os mais fracos. Em diversos casos foram encontrados dentes de deinonico junto de ossadas de tenontossauro, o que levou a especular de que este dinossauro seria uma das suas presas e seria muito difícil um deinonico caçá-lo sozinho, pois o tenontossauro era bem maior e conseguiria se defender muito bem de um predador pequeno e solitário.

Segundo os maiores espécimes, o Deinonychus teria 3,4 metros de comprimento (sendo a medida do crânio de 41 centímetros), cerca de 1,10-120 metros de altura e pesava 50-70 quilogramas. Sua mandíbula possuia cerca de 60 dentes, curvos e cortantes. Tanto a caixa craniana quando a mandíbula apresentavam aberturas, possivelmente para diminuir o peso da cabeça deste animal. Algumas referências indicam que que algumas de suas escamas dos braços e da cauda se pareçam com penas, o que lhe dá aparencia de ser mais veloz.

Assim como em todos os dromeossauros, o Deinonychus apresenta grandes patas dianteiras, com três dedos terminados em três garras. Como acontece no Velociraptor, a cauda desse dinossauro era feita para auxilia-lo quando corria, com prolongamentos nas vértebras.

O mundo do Deinonychus era bem diferente do nosso, principalmente o clima da América do Norte, território do dinossauro. Em Montana, este dinossauros correram por florestas, deltas e margens de lagos, co-existinto com herbívoros como o Sauropelta, o Zephyrosaurus e o já citado Tenontosaurus. Em Oklahoma, o meio-ambiente do Deinonychus era ameaçador, tendo que viver com o temível Acrocanthosaurus, o gigante saurópode Sauroposeidon, etc.

 

 

 

Filo: Dinosauria ∙ Ordem: Saurischia ∙ Alimentação: Herbivora
N39 18.082 W009 13.583

 

Local onde viveu: América ∙ Tinha 4 dedos em cada péPeso: 210 kg
N39 18.237 W009 13.613

 

Descoberto em: 1964 ∙ Crânio: 41 cm ∙  60 dentes na mandíbula
N39 18.154 W009 13.670

 

© 2015 by Felipe White

bottom of page